Swarovski

Trabalho produzido para disciplina de Redação Publicitária, ministrada pelo prof. Guilherme Lima, que tinha como objetivo tomar como inspiração o trabalho desenvolvido por Oliviero Toscani para marca United Colors of Benetton e criar uma peça para outdoor ou mobiliário urbano tendo como temática o Covid-19.

Autoras: Gabriela Leirinha e Luiza Victoria

A CRIAÇÃO

O trabalho do Oliviero Toscani nos inspirou a perceber a propaganda como uma ferramenta de conscientização pública, transformando a marca em não apenas uma empresa com objetivo comercial, mas também social. Ao associar a United Colors of Benetton com imagens de cunho político-social, o Toscani ajudou a marca a se posicionar como alguém que pensa “fora da caixinha” e com um objetivo maior do que apenas lucrar, tendo o propósito de desenvolver o senso crítico de quem é impactado pela sua publicidade. 

Tendo como base essa inovação proposta pelo publicitário Oliviero Toscani, trouxemos essa ideia para nosso projeto. Primeiro, pensamos em quem seria a marca do anúncio, e escolhemos a Swarovski exatamente por ser uma marca de luxo que é muitas vezes vista como inalcançável. Pensamos que, ao tomar uma marca tão prestigiada e fazer com que ela engaje em assuntos sociais através da publicidade, geraria ainda mais impacto e autoridade para os leitores. A escolha da joalheria também surgiu através da associação de joias serem tão preciosas e essenciais, assim como o álcool em gel foi durante a pandemia. Com esse conceito, partimos para a direção de arte da peça. Nos inspiramos na estética clean das fotografias de Toscani, na qual ele posiciona os principais objetos da cena de forma centralizada e em frente a um fundo neutro. Uma característica a qual nós quisemos nos diferenciar do trabalho de Toscani foi que achamos necessário que houvesse um product placement dos produtos Swarovski, algo que não acontece nas propagandas da United Colors of Benetton. Ou seja, achamos que se não aparecesse nenhuma joia no anúncio, a associação com a Swarovski seria prejudicada. Então, para dar ainda mais foco no álcool em gel, pensamos na fotografia como um plano detalhe nas mãos, usando joias como anéis e pulseira. Também, durante o processo de criação, achamos interessante posicionar as mãos de forma a fazer uma releitura da pintura “A Criação de Adão”, de Michelangelo, que além de remeter à ideia do distanciamento entre os corpos, também traz a ideia do Renascimento, que foi um período mais feliz após a “escuridão” da Idade Média, a qual pode ser interpretada como o fim da pandemia. 

Com esse trabalho, nosso intuito é de gerar nos leitores a conscientização sobre a importância do álcool em gel no combate à pandemia. Para afirmar ainda mais esse conceito, posicionamos no anúncio a frase em inglês que, traduzida, significa “Você nunca pode sair de casa sem”. Essa frase teria o duplo sentido, dizendo que, assim como não se pode sair de casa sem uma jóia Swarovski, também não se pode sair sem o álcool em gel. 



PROJETO PARA FINS ACADÊMICOS